Cleópatra, do Egito antigo, padecia de Bócio

cleopatra-bocio-glandula-tireoide

Cleópatra, um dos personagens históricos mais famosos e polêmicos do Egito antigo, padecia de Bócio. A hipótese surgiu com as moedas cunhadas com a sua esfinge nas quais se insinua, com clareza, o bócio.

– Denomina-se “bócio” o aumento difuso da tireóide, podendo ou não estar relacionado a alterações funcionais da glândula.

– O tipo mais frequente é o bócio colóide multinodular (BMN), uma lesão benigna. Em casos em que o BMN apresenta tamanho muito grande ou é o responsável por alterações funcionais como disfagia (dificuldade para engolir) ou disfonia (alteração na voz), a cirurgia pode estar indicada.

Nódulos cervicais

exame nodulo cervical

Nódulos cervicais são muito comuns na região da cabeça e pescoço. Geralmente, o único sinal é um nódulo cervical palpável.

Nas crianças, a maioria dos nódulos compreendem doenças inflamatórias ou congênitas benignas. Já nos adultos acima de 40 anos, a possibilidade de doença maligna deve ser levantada. Os fatores mais fortemente associados à malignidade são o álcool e o cigarro.

Qualquer nódulo cervical que não desapareça em até duas semanas deve ser avaliado por um Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Sintomas associados como rouquidão, dificuldade para engolir e dores de ouvido precisam de avaliação