Começou dia 10 de abril a “Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe”.
Existem vários vírus respiratórios que podem causar gripes e resfriados, mas o vírus que causa doença mais grave é o do tipo Influenza (contra o qual a vacina é feita). A instalação do vírus no organismo humano geralmente acontece na região da garganta, nariz ou seios da face.
O público alvo da campanha abrange: crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. No entanto, qualquer pessoa a partir dos seis meses de vida deve tomar a vacina na rede privada caso não esteja inserida em um dos grupos alvos. Você pode ser saudável e não desenvolver formas graves da doença caso seja infectado, mas pode transmitir o vírus para seu bebê ou avós que são mais suscetíveis às complicações decorrentes do Influenza.
A campanha vai até dia 31 de maio, mas o ideal é tomar a vacina o quanto antes, já que o organismo demora cerca de 15 dias após a mesma para desenvolver imunidade.