O que o cálcio tem a ver com a cirurgia da glândula tireoide?

O que o calcio tem a ver com a cirurgia da glandula tireoide?

Muitas pessoas não sabem, mas uma das possíveis complicações da cirurgia da retirada da glândula tireóide é a diminuição dos níveis do cálcio sanguíneo (hipocalcemia)

– isso acontece porque as glândulas responsáveis pelo controle do metabolismo do cálcio no nosso organismo, as paratireóides, encontram-se intimamente ligadas à glândula tireóide e devem ser mantidas saudáveis após a cirurgia

– hipocalcemia temporária é relativamente comum, mesmo o procedimento tendo sido realizado de forma adequada

– no entanto, algumas vezes, pode ser observada a hipocalcemia definitiva que pode ter consequências muito ruins na qualidade de vida do paciente

– caso tenha indicação de tireoidectomia, sempre procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço!

Cuidados no dia da sua cirurgia

Cuidados no dia da sua cirurgia

O dia de uma cirurgia costuma ser precedido de preocupações e ansiedade.

*alguns cuidados simples devem ser tomados para que tudo transcorra da melhor forma possível

*cabelos molhados podem ocasionar queimaduras durante o ato cirúrgico devido ao uso do bisturi elétrico

*tomar sol na região da cicatriz, nos dias que antecedem a cirurgia, faz com que o processo inflamatório seja maior, e o resultado estético, pior

*esmaltes escuros podem dificultar o uso do oxímetro de pulso para aferição dos níveis de saturação de oxigênio

*em época de pandemia, qualquer sintoma gripal deve ser avisado; infelizmente, algumas vezes, o procedimento precisará ser adiado

Você sabia que abscessos podem ocorrer na língua?

abscesso lingua

* abscessos são coleções de pus que podem ocorrer em diversas partes do corpo, inclusive na língua, caracterizando, muitas vezes, urgência médica

* geralmente são ocasionados por trauma por alimentos duros como espinha de peixe ou casca de pão

* os sintomas incluem febre, dor, inchaço e dificuldade para exteriorizar a língua

* o tratamento é feito por drenagem cirúrgica de urgência associada a antibióticos

Estenose de Traquéia

Estenose de Traqueia pos covid

Pacientes com quadros mais graves de COVID-19 costumam necessitar de suporte ventilatório com intubação orotraqueal prolongada. Em média, por 21 dias.

* a partir do 10° dia de intubação, o risco de estenose (estreitamento) da traqueia aumenta. Isso ocorre principalmente pelo “balão” do tubo que permanece insulflado para permitir uma ventilação adequada.

* a realização de traqueostomia diminui o risco de estenose, além de permitir cuidados mais adequados da via aérea dos pacientes em ventilação mecânica.

Cleópatra, do Egito antigo, padecia de Bócio

cleopatra-bocio-glandula-tireoide

Cleópatra, um dos personagens históricos mais famosos e polêmicos do Egito antigo, padecia de Bócio. A hipótese surgiu com as moedas cunhadas com a sua esfinge nas quais se insinua, com clareza, o bócio.

– Denomina-se “bócio” o aumento difuso da tireóide, podendo ou não estar relacionado a alterações funcionais da glândula.

– O tipo mais frequente é o bócio colóide multinodular (BMN), uma lesão benigna. Em casos em que o BMN apresenta tamanho muito grande ou é o responsável por alterações funcionais como disfagia (dificuldade para engolir) ou disfonia (alteração na voz), a cirurgia pode estar indicada.

Nódulos cervicais

exame nodulo cervical

Nódulos cervicais são muito comuns na região da cabeça e pescoço. Geralmente, o único sinal é um nódulo cervical palpável.

Nas crianças, a maioria dos nódulos compreendem doenças inflamatórias ou congênitas benignas. Já nos adultos acima de 40 anos, a possibilidade de doença maligna deve ser levantada. Os fatores mais fortemente associados à malignidade são o álcool e o cigarro.

Qualquer nódulo cervical que não desapareça em até duas semanas deve ser avaliado por um Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Sintomas associados como rouquidão, dificuldade para engolir e dores de ouvido precisam de avaliação

Julho Verde – Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço Julho Verde

Quarentena, depressão e câncer

Devemos estar atentos. Nunca antes um “Julho Verde” foi tão importante!

Tenho observado, esse mês no consultório, vários casos de pacientes com depressão e diagnósticos de neoplasias malignas. Alguns desses pacientes demoraram semanas até procurar atendimento médico após o início do aparecimento dos primeiros sinais e sintomas.
Há vários estudos, na literatura médica, que fazem associação entre quadros depressivos e aparecimento de neoplasias malignas por alterações do sistema imune. Estamos vivendo uma época sem precedentes em que, nunca antes, foi tão importante alertar a população em relação à prevenção do câncer de Cabeça e Pescoço. “O câncer está na cara, mas às vezes, você não vê!”

Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

Começou dia 10 de abril a “Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe”.
Existem vários vírus respiratórios que podem causar gripes e resfriados, mas o vírus que causa doença mais grave é o do tipo Influenza (contra o qual a vacina é feita). A instalação do vírus no organismo humano geralmente acontece na região da garganta, nariz ou seios da face.
O público alvo da campanha abrange: crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. No entanto, qualquer pessoa a partir dos seis meses de vida deve tomar a vacina na rede privada caso não esteja inserida em um dos grupos alvos. Você pode ser saudável e não desenvolver formas graves da doença caso seja infectado, mas pode transmitir o vírus para seu bebê ou avós que são mais suscetíveis às complicações decorrentes do Influenza.
A campanha vai até dia 31 de maio, mas o ideal é tomar a vacina o quanto antes, já que o organismo demora cerca de 15 dias após a mesma para desenvolver imunidade.

Dia mundial da voz!

dia-mundial-voz-ccpclinic

Hoje, dia 16 de abril, é comemorado o dia mundial da voz! A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população para os cuidados da preservação da voz. Muitas pessoas usam a voz como instrumento de trabalho: cantores, professores, médicos, advogados, enfermeiros, vendedores, etc. Essas pessoas estão constantemente em risco para desenvolver problemas vocais. As causas desses problemas incluem: doenças respiratórias, refluxo gastroesofágico, mau uso da voz, tumores na laringe, doenças neurológicas e trauma psicológico.
Dicas para evitar problemas na voz: beber bastante água, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, usar umidificador de ambiente, evitar medicações que diminuem a lubrificação das pregas vocais e enxaguantes bucais que contenham álcool. É importante também manter hábitos de vida saudáveis: evitar o fumo, comidas apimentadas, exercitar-se com regularidade e manter um sono regular. Por último, a voz precisa ser usada de maneira inteligente. Falar em voz alta com frequência é muito prejudicial, mas o cochicho e o sussurro também podem ser maléficos. Ao notar tosse ou pigarros constantes ou alterações persistentes no timbre da voz, procure um cirurgião de cabeça e pescoço.